Loading...
X

Treinamento x Atendimento – Restaurante Manioca

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Olá olá!

Voltando a escrever, mas hoje não irei falar sobre as ultimas tendências, nem mesmo será sobre a moda e sim sobre o que aconteceu esse último fim de semana, mas nada fora do que tenho visto por ai, só não tem como ficar falando a respeito, pois pode se tornar redundante.

Uma das coisas que gosto muito além de moda, é gastronomia e cozinho sempre em casa e para amigos, leio muito a respeito e para mim é um prazer nas viagens provar o que os melhores restaurantes premiados com estrelas  Michelin criaram para satisfazer os meus sentidos… por que olhar um prato, sentir o aroma, provar e depois sentir aquela viagem que os sabores soltam na boca é Fantástico! Se você entrar em um restaurante, e se os seus cinco sentidos forem aguçados, pode ter certeza que foi uma experiência e vale voltar outras vezes.

Já fui algumas vezes para almoçar no Maní e Manioca e sempre esta correto os pratos e saborosos, não estou aqui para falar do cardápio ou da Chef que são ótimos, mas no geral o que uma falta de tato de algum dos profissionais no salão pode causar.

Restaurante Manioca Shopping Iguatemi

Estava acompanhado, e resolvemos almoçar no Manioca do Iguatemi, espaço super aconchegante.

Depois de 10 minutos sentados nenhum garçom veio até a mesa, então resolvi chamar algum, em seguida veio o garçom até a mesa para tirar o pedido. Chegou o vinho, a água e depois de 20m. quase resolvi chama-lo novamente para pedir os pratos.

Passado um tempo, reparei que nenhum garçom veio mais até a mesa, o vinho estava acabando, e eu tinha que servir o vinho, pois, nenhum garçom teve a gentileza de vir servir. Passou um tempinho, olhei e a garrafa estava vazia e somente vinho nos copos, foi quando me dei conta que já haviam se passado 40 min. do tempo que fiz o meu pedido.

Resolvi chamar o garçom e solicitei que verificassem, e 5 min. depois veio uma pessoa até a mesa ( acredito ser a gerente do salão ), se desculpou pelo atraso e olhou para mim e disse: “Algum de vocês pediu carne né? ” Eu respondi, “SIM EU” e em seguida ela respondeu “É que como o Sr. pediu carne, ela demora até 35 minutos, é tudo feito na hora e fresquinho.

Então dei um gole no vinho e a pessoa que estava comigo disse a ela: Ok, a culpa é dele de estarmos aguardando a 40min o prato então? … Eu em seguida disse : “Certo, bom saber que não devemos pedir carne aqui, pois vai demorar né!? E ainda bem que os produtos são frescos, se não iria o restaurante inteiro passar mal.” Ai pensei, será que pelo menos o Mise en Place é feito?

A gerente saiu, não teve a elegância de perguntar se gostaríamos de mais uma garrafa de vinho, não levou a garrafa vazia e nem mesmo é claro serviu água para os copos vazios.

Passado 6 min. os pratos chegaram e estavam bem corretos e super saborosos e como disse o problema não veio da Chef e da cozinha, reparem no tipo de profissional que esta no salão cuidando do seus clientes.

Tudo bem o prato atrasar, mesmo assim o tempo de preparo pode ser de 20 a 25min até chegar na mesa do cliente, porém, a verdade sempre é bem vinda e se for com gentileza é de grande gratidão que com certeza me fará voltar muitas vezes. Um simples “Desculpe Sr., realmente atrasou, mas já estamos agilizando o seu prato, gostaria de mais vinho ? ”  Olha que simples e educado seria?

Mas, são profissionais assim sem treinamento muitas vezes que acabam com uma empresa. Treinamento não é perder tempo e nem dinheiro, ele desenvolve o profissional e faz com ele desenvolva uma empatia com a empresa e seus clientes que marcam o atendimento e que registra isso em retorno financeiro.

Tomem cuidado e não veja o seu cliente apenas como mais uma nota de dinheiro, veja ele como oportunidade de desenvolver ainda mais a sua empresa atraindo mais clientes e ganhando mídia no mercado.

Serviço precisa ser levado a sério, esta cada dia mais automático e frio o atendimento. Saímos de casa para ter boas experiências e pagamos para isso. Se fosse para me servir,  ficar chamando garçom, levar culpa de algo que não fiz,….acredito que o Mc Donalds valeria a experiência e sairia bem mais barato.

 

Até breve e Obrigado a todos que me acompanham.

See Ya

Eric 😉

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

News

Leave Your Observation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×